Wallace das Copas - Minha primeira copa.

Escrito em 29/08/2023
José Eduardo Penereiro pascoal


Momentos Copa

Na Copa do Mexico 1986.

Cheguei em Guadalajara dias antes do primeiro jogo do Brasil na copa do México. Senti logo semelhança dos então anfitriões mexicanos com o jeito Brasileiro pois fizeram muita festa para receber os turistas e torcedores para o evento... Banda de mariates, bandeiras, fogos,  etc... E logo pensei: acho que estamos em casa, e estávamos... 



Li a respeito do encanto que o futebol da era Pele, Tostão , Riva, Garrincha, Didi, etc deixaram nos corações dos mexicanos... E que encanto? Vimos isso muito aparente naquela eufórica recepção  toda... Foi muito legal estar ali.
Fomos tratados como se fossemos membros da família, Hermanos mesmo!!!!



Tratados a pão de loh!

Sempre apos os jogos do Brasil, os jogadores da seleção saiam de ônibus voltando para a universidade de Guadalajara , onde a seleção se hospedava e treinava. Isso ficava cerca de 50 minutos do estádio Jalisco, local dos jogos da primeira fase e outras fases.
 
Para não perder toda aquela parada também seguíamos atrás de carona e éramos igualmente saudados pela  multidão,  uma experiência de red carpet como em Hollywood...  Rsrsrs...

Ao longo da avenida a multidão alinhava-se nas avenidas e principais ruas da cidade, gente de um lado e do outro... Crianças, senhoras, adultos , cachorros, papagaios enfim todos participavam acenando das janelas, bares, da calçadas, lojas e munidos com bandeiras  do  México e do Brasil. Gritavam "campeon, campeon!!!!"....

 



Nos, como torcedores brasileiros passávamos fazendo barulho,  batucando e agitando ainda mais a já eufórica saudação. " Brasil, Brasil, Brasil"  era o que só ouvia-se.

A euforia era tanta que parecia que o Brasil já tinha conquistado o titulo de campeão daquele mundial e isso era apenas  ganhador de jogos da fase do campeonato.
Isso sim é sentir-se por um momento gostinho do que é ser celebridade...



Por ser brasileiro,  algumas vezes os hermanos mexicanos não deixavam que nem pagássemos as contas de restaurantes... Vejam só, isso foi muito fácil de se acostumar .  
E tudo isso pelo fato de que éramos do Brasil , Simplesmente brasileiro. Conclui que era muito melhor ser brasileiro fora do Brasil do que no próprio Brasil...  rsrsrs!

 



Ali em Guadalajara a Seleção então comandada pelo legendário Tele Santana não foi suficiente para repetir a gloria da nossa seleção de 70 e da era pele...  E tivemos que  ir embora e deixar tudo aquilo na memória... E que memória!

O Junior, Lateral do flamengo então jogador do Torino, Itália disse que aquela copa estava fácil de ganhar mas não estava para o Brasil.  A convocação dos jogadores da seleção brasileira foi tumultuada e não deu tempo para recuperar-se .  O Brasil foi eliminado pela Franca de Michel Platini.  O  Zico então machucado não marcou aquele pênalti histórico o qual marcou pesadamente sua maravilhosa carreira e  até hoje ele é  lembrado por isso também, e a festa para nos acabou... 

Mas ficou aquela maravilhosa lembrança de  todo aquele carinho recebido.  Pudemos fazer muitas amizades e conhecer melhor o que é o México e seu povo.

Não ha como não ter carinho pelo o povo mexicano.

Obrigado! 

Gracias amigos!