Momentos Copa
Na Copa do Mexico 1986.
Cheguei em Guadalajara dias antes do primeiro jogo do Brasil na copa do México. Senti logo semelhança dos então anfitriões mexicanos com o jeito Brasileiro pois fizeram muita festa para receber os turistas e torcedores para o evento... Banda de mariates, bandeiras, fogos, etc... E logo pensei: acho que estamos em casa, e estávamos...
Li a respeito do encanto que o futebol da era Pele, Tostão , Riva, Garrincha, Didi, etc deixaram nos corações dos mexicanos... E que encanto? Vimos isso muito aparente naquela eufórica recepção toda... Foi muito legal estar ali.
Fomos tratados como se fossemos membros da família, Hermanos mesmo!!!!
Tratados a pão de loh!
Sempre apos os jogos do Brasil, os jogadores da seleção saiam de ônibus voltando para a universidade de Guadalajara , onde a seleção se hospedava e treinava. Isso ficava cerca de 50 minutos do estádio Jalisco, local dos jogos da primeira fase e outras fases.
Para não perder toda aquela parada também seguíamos atrás de carona e éramos igualmente saudados pela multidão, uma experiência de red carpet como em Hollywood... Rsrsrs...
Ao longo da avenida a multidão alinhava-se nas avenidas e principais ruas da cidade, gente de um lado e do outro... Crianças, senhoras, adultos , cachorros, papagaios enfim todos participavam acenando das janelas, bares, da calçadas, lojas e munidos com bandeiras do México e do Brasil. Gritavam "campeon, campeon!!!!"....
Nos, como torcedores brasileiros passávamos fazendo barulho, batucando e agitando ainda mais a já eufórica saudação. " Brasil, Brasil, Brasil" era o que só ouvia-se.
A euforia era tanta que parecia que o Brasil já tinha conquistado o titulo de campeão daquele mundial e isso era apenas ganhador de jogos da fase do campeonato.
Isso sim é sentir-se por um momento gostinho do que é ser celebridade...
Por ser brasileiro, algumas vezes os hermanos mexicanos não deixavam que nem pagássemos as contas de restaurantes... Vejam só, isso foi muito fácil de se acostumar .
E tudo isso pelo fato de que éramos do Brasil , Simplesmente brasileiro. Conclui que era muito melhor ser brasileiro fora do Brasil do que no próprio Brasil... rsrsrs!
Ali em Guadalajara a Seleção então comandada pelo legendário Tele Santana não foi suficiente para repetir a gloria da nossa seleção de 70 e da era pele... E tivemos que ir embora e deixar tudo aquilo na memória... E que memória!
O Junior, Lateral do flamengo então jogador do Torino, Itália disse que aquela copa estava fácil de ganhar mas não estava para o Brasil. A convocação dos jogadores da seleção brasileira foi tumultuada e não deu tempo para recuperar-se . O Brasil foi eliminado pela Franca de Michel Platini. O Zico então machucado não marcou aquele pênalti histórico o qual marcou pesadamente sua maravilhosa carreira e até hoje ele é lembrado por isso também, e a festa para nos acabou...
Mas ficou aquela maravilhosa lembrança de todo aquele carinho recebido. Pudemos fazer muitas amizades e conhecer melhor o que é o México e seu povo.
Não ha como não ter carinho pelo o povo mexicano.
Obrigado!
Gracias amigos!